quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Música brasileira

música do Brasil formou-se, principalmente, a partir da fusão de elementos europeus e africanos, trazidos respectivamente por colonizadores portugueses e pelos escravos.
Os primeiros exemplos de música popular no Brasil datam do século XVII, como o lundu, originalmente uma dança africana que chegou ao Brasil, via Portugal, ou diretamente, com os escravos vindos de Angola. Tinha uma natureza sensual e humorística.
Entre os séculos XVIII e XIX durante o período colonial e o Primeiro Império também as valsaspolcas,schotischs e tangos de diversas origens estrangeiras encontraram no Brasil uma forma de expressão peculiar e que, junto com a herança da modinha, viriam a ser a origem do Choro, um gênero que recebeu este nome em virtude de seu caráter plangente. Surgiu em torno de 1880 e logo adquiriu uma feição própria, onde o improviso tinha um papel principal e estabilizando-se na formação para uma flauta, um cavaquinho e um violão, e mais tarde ampliando seu instrumental. Seus maiores representantes foram Joaquim Antônio da Silva CaladoAnacleto de MedeirosChiquinha GonzagaErnesto Nazareth Pixinguinha
samba já era registrado desde 1838, e recebeu influências da modinha, do maxixe e do lundu, e no século XIX a palavra designava uma variedade de danças de origem negra. No início do século XX, era um tipo de música identificada as pessoas dos estratos mais humildes. Mas em 1917, ele sairia das rodas de improvisações e criações conjuntas dos morros cariocas e seria alçado a condição de representante da música popular brasileira.As companhias mais famosas foram as de Walter Pinto e Carlos Machado, revelando talentos como Carmen MirandaWilza CarlaDercy Gonçalves e Elvira Pagã, que fizeram imenso sucesso.
A Bossa Nova foi um movimento basicamente urbano, originado no fim dos anos 50 em saraus de universitários e músicos da classe média. De início era apenas uma forma (bossa) diferente de cantar o samba, mas logo incorporou elementos do Jazz e do Impressionismo musical de Debussy e Ravel, e desenvolveu um contorno intimista, leve e coloquial, e baseado principalmente na voz solo e no piano ou violão para acompanhamento, ainda que com refinamentos de harmonia e ritmo. Dentre seus maiores nomes estão o de Nara LeãoCarlos LyraJoão GilbertoToquinhoVinícius de Morais e Tom Jobim.
Depois da bossa nova, o samba ganharia novas experimentações com outros gêneros, como o rock e o funk, experimentados por artistas como Jorge Ben e Don Salvador. Mas o período marcaria uma afirmação e modernização dentro da música popular, onde foram introduzidos novos estilos de composição e interpretação, com os surgimentos da MPB e movimentos como o Tropicalismo e o Iê Iê Iê.
A transição para a década de 1970 foi marcada pela consolidação da chamada MPB, termo que passou a se ligar a um tipo de música supostamente mais sofisticada do que a feita em outras tendências bastante populares dentro da música brasileira, como o samba, a música caipira ou a música romântica popular - esta última ganharia na década seguinte a pecha de brega. Nesse contexto, da chamada MPB, despontavam artistas como os Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Gal CostaSimoneElis Regina,e Maria Bethânia.















O Rock Brasileiro dos anos 80 surgiu basicamente influenciado pelo Rock n’roll americano.O Rock Brasileiro, ou BRock,estourou no país e trouxe à tona uma juventude que tinha sido reprimida pela ditadura militar.Era hora de reaprender o que era “liberdade de expressão”.Nesse contexto é que surgem os roqueiros brasileiros da década de 80:inspirados nos americanos,esses músicos exprimiram em suas canções, as opiniões, os sentimentos e anseios de sua geração. 

O BRock estava ficando cada vez mais popular,ganhando respeito e se espalhando pelo resto do Brasil.Foi nessa época que surgiram os Titãs,que até hoje são literalmente titãs do rock brasileiro.Outra banda paulista surgida nessa onda foi o Ultraje a Rigor,cujas músicas 
irreverentes foram um grande sucesso. 

O BRock foi marcado principalmente pela diversidade.Algumas bandas seguiram uma linha mais rock blues,como o Barão Vermelho;outras,em letras bem humoradas como a Blitz e o Ultraje a Rigor,e outras que faziam um som mais cru,como Camisa de Vênus. 
Algumas bandas apostaram em um rock misturado com ska, como os Paralamas do Sucesso. 
A década de 80 trouxe ainda um lado mais punk para o rock, com bandas como Ira! e Ratos de Porão.Não podemos esquecer também da vertente do Trash Metal,como Sepultura. 
As bandas dessa época eram quase sempre formadas por guitarrista, baixista, baterista e vocalista. 
Entretanto, em alguns trabalhos, utilizavam instrumentos de sopro, teclados e percussão. 

Mas o maior marco da história do BRock foi,sem dúvida,em 1985:a primeira edição do Rock in Rio.Com gigantes do rock como Queen,Iron Maiden,Ozzy Osbourne,AC/DC,entre muitos 
outros,a rapaziada do BRock teve a chance de aprender muito.Além disso,o Brasil passou a ser oficialmente um centro do Rock,com grandes bandas incluindo o país na sua rotina de shows. 
















Hoje em dia :

É notório que a música evolui. Os artistas sempre fazem misturas, experimentam algo, buscam, de maneira contínua, uma inovação na música já existente, etc.
Por isso hoje em dia existem vários estilos musicais novos ou uma continuação talvez mais ousadas,as vezes agradam á muitos,outras nem tantos.Mas o Brasil é um pais onde você pode encontrar muitos estilos musicais diferentes,assim como dança e culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário